terça-feira, 6 de setembro de 2011

HISTÓRIAS COM EXERCÍCIOS

A CUMBUCA DE OURO

A CUMBUCA DE OURO


Um homem rico e outro muito pobre eram amigos e, por brincadeira, andavam sempre a pregar peça um ao outro. Certa vez , o pobre pediu ao rico um pedaço de terra.
_ quero fazer uma roça, plantar milho e feijão.
O rico não negou a terra. Mas não quis também perder a oportunidade de pregar uma peça no amigo. Deu-lhe, pois, o cantinho menos fértil que encontrou. Então, tentando cavar o chão duro, o pobre gritou para a mulher:
_ Veja só, Maria encontrei aqui uma cumbuca cheia de ouro!
_ Marido, que fortuna! Mas não é nossa...
Na verdade, muito honestos, foram levar ao amigo rico o ouro que estava no terreno dele.
O rico pulou de contente!
_ Deixe lá a cumbuca, compadre, disse ele. Talvez eu lhe dê um pouquinho do ouro. O rico tentava enganar o pobre, pois consigo mesmo, pensava em ficar com tudo. E foi correndo para o mato. Deixa estar que a cumbuca era encantada. Mal o rico chegou, virou casa de marimbondos.
_ Eles me pagam, os marotos, vou pregar-lhes também outra peça.
Foi à casa do amigo pobre e de fora gritou:
_ Compadre, abra uma bandinha da janela!
Foi logo atendido Zupt! Lá se foi a casa de marimbondos pela brecha.
_ Feche a janela depressa! Continuou o rico.
Mas, batendo no chão, os marimbondos transformaram-se outra vez em moedas de ouro. Tlim... Tlim... faziam elas caindo no chão.
O rico desconfiou:
_ Abra bem a porta, compadre!
_ Ah! Não posso, que os marimbondos estão me matando! - respondeu o pobre.
E foi assim que o pobre ficou rico e o rico com cara de bobo.

MONTEIRO, Lobato. Histórias de

Tia Anastácia. São Paulo:Brasilense, 1979.






1- Escreva o pedido que o pobre fez ao rico.
__________________________________________________

2-Quando o homem pobre se dirigiu à sua esposa, o que ele disse? Copie.
____________________________________________________________________________________________________________________

3- O casal de pobres era honesto?
( ) sim. ( ) não.

Comprove a sua resposta, reescrevendo a frase do texto.
____________________________________________________________________________________________________________________


4- “Deixe lá a cumbuca compadre.” Quem disse a frase?
( ) pobre. ( ) rico.

5- Qual era o segredo da cumbuca?
____________________________________________________________________________________________________________________

6- O que tinha dentro da cumbuca?
____________________________________________________________________________________________________________________

7- Você sabe o que é cumbuca? Tente explicar. Pode usar o dicionário se preciso for.

8- Por que o homem rico correu para o mato?
____________________________________________________________________________________________________________________


9- O que aconteceu com a cumbuca quando o rico chegou?
____________________________________________________________________________________________________________________






10- A quem se refere as palavras grifadas?

a- Eles me pagam os marotos, vou pregar-lhes também outra peça.
____________________________________________________

b- Tlim ... Tlim ... faziam elas caindo no chão.
____________________________________________________


11- Por que o homem rico ficou desconfiado?
____________________________________________________________________________________________________________________

12- Quando o rico foi à casa do pobre o que ele disse?
____________________________________________________________________________________________________________________

13- Você acha que o rico realmente era amigo do pobre? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A PEDRA


lição:

Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.
Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas, nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali.
Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele, então, voltou a pegar a sua carga de vegetais, mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra.
A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho.
O camponês aprendeu o que muitos de nós nunca entendemos:
“Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição!". PENSE NISSO!
___________________________________________________

QUAL A COR?



QUAL A COR?

Em certa ocasião, as cores começaram uma disputa entre si. Cada uma delas queria ser a mais importante.
O verde alegava que era a cor da vida, da esperança e estava presente em toda a natureza. Por isso, ele seria o mais importante.
O azul reivindicava ser a cor da água, do céu e do mar. Portanto, o mais importante seria ele.
O amarelo, dizia ser a cor da alegria, do sol, da vitalidade e do ouro, não haveria ninguém mais importante que ele.
Já o alaranjado, pretendia ser a cor da saúde, da vitamina, da força. É só lembrar das cenouras, mangas, mamões...
O vermelho com todo aquele fogo sublinhava a sua força e seu poder, pois sua cor era paixão.
A cor púrpura dizia ser a cor da nobreza.
O anil, fazia notar que era a cor do silêncio, da reflexão profunda.
A chuva observando tudo isto, resolveu dar um basta nesta discussão, intervindo com toda sua força. Pediu ajuda aos raios e trovões, inundando tudo, fazendo as cores fundirem-se umas nas outras,para formar um lindo arco-íris.
Cada uma delas fez brilhar toda sua beleza e todas se deram conta da beleza do conjunto







ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO

1 - Ache no diagrama o significado de cada cor e escreva-os ao lado:

Q
E
R
T
U
H
G
F
S
D
F
R
E
S
X
G
V
F
G
Y
#
V
I
D
A
W
Y
L
R
E
F
L
E
X
Ã
O
T
U
N
J
E
O
A
A
W
E
R
R
I
D
W
G
D
F
G
H
J
K
O
U
R
B
D
W
A
S
E
E
Q
S
Y
D
P
D
S
Y
R
T
B
T
Y
P
A
I
X
Ã
O
Y
U
C
A
E
O
A
A
W
E
R
R
R
E
O
A
A
W
E
R
R
E
F
L
R
B
D
W
A
S
E
E
D
R
B
D
W
A
S
E
E
Z
G
E
T
R
S
E
U
D
W
Z
S
Y
T
E
W
Q
#
A
#
A
B
G
Y
E
D
R
G
F
Q
A
E
W
Ó
D
I
O
C
Ç
I
U
T
R
U
Z
F
Y
Á
G
A
T
Q
S
D
E
R
T
G
R
Y
F
R
I
O
A
G
H
E
H
S
R
A
A
E
R
T
X
Y
O
Y
U
I
A
U
Y
H
J
T
J
D
E
X
S
X
C
A
W
A
F
E
R
T
Y
K
J
H
G
F
D
S
A
N
Verde _________________
Azul ___________________
Amarelo ________________
Anil ___________________
Alaranjado ______________
Púrpura ________________
Vermelho _______________
2 – Preencha a cruzadinha e descubra outros valores.





4























3




1
V








12







2




A










5










L










11








6

O
















7




R


















8


E
















9




S









10














































































































1 – O contrário de mentira 2 – É namoro ou é ... 3 – sentimento de segurança
4 – não correr no corredor, ficar em silêncio faz parte da ....
5 – Faço as tarefas, não esqueço o material, portanto eu tenho...
6 – Se sou compreensivo, tenho... 7 – Ajuda e doação, significam... 8 – Gostar muito, é ter... 9 – Não querer nada que não seja meu, é... 10 – Ser tolerante e compreensivo é ter....
11- Não responder os mais velhos e tratar bem os outros é ter ...
12 – O maior de todos os sentimentos.

3 – De todos estes valores, escolha um que você ache importante e justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Compreensão do texto:

1 – Qual foi a causa da discussão realizada entre as cores?
2 – Descreva com uma só palavra a alegação de cada cor. Exemplo: verde – VIDA
3 – Na sua opinião o que aconteceu quando a chuva inundou tudo, com o auxílio dos raios e travões?
4 – O texto nos transmite alguns valores. Você saberia dizer quais são eles?
5 – A partir da palavra cooperação, monte em uma folha de papel sulfite um acróstico descobrindo outros valores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário